by - 13:13


ESCREVER É FÁCIL?
Passei quase oito meses para terminar meu último livro (esse que você ainda não sabe qual é) e estou a uma semana tentando terminar outro em curto prazo. Então, escrever é fácil? Depende.
É muito fácil você conseguir escrever sobre o que acabou de ver. Eu faço isso a todo o momento. Eu digo o que se passa com os sentimentos de outras pessoas. Vejo um casal romântico na praça da cidade e escrevo a mais provável das situações: eles estão apaixonados. Quando vejo uma criança andando em sua bicicleta, vejo alguém que pode enxergar coisas que nós adultos não enxergamos. Vejo a criatividade em sua forma mais pequena, ou toda a criatividade de um humano.
Então repito, escrever o que vemos é fácil.
E escrever o que ouvimos é ainda mais fácil.
Minha amiga acabou de se apaixonar, e como sequencia ou consequência, me disse coisas absurdas sobre o amor. Isso mesmo, absurdas! Daquelas que a gente só ouve em filmes de comedia romântica. Ela disse sobre as flores terem se tornado mais vivas e como as pessoas andam sorrindo para ela na rua. “Que parece que elas estão vendo seu coração” Eu me pergunto á quanto tempo o mundo virou médico para conseguir enxergar o coração de alguém? E mesmo assim fico feliz. Já que hoje eu não terei tanto trabalho para escrever meu novo texto.
Mas escrever o que está na nossa cabeça não é nada fácil. Um livro de mais de 200 páginas é turbulento. É desgastante. É surreal. Porque mesmo que procuremos a realidade, é tudo ficção. Escrever um livro não é nada fácil. É diferente desse texto, é diferente do que vemos, é diferente do que ouvimos. Isso é obvio, porque preciso dizer? É só porque as pessoas se esquecem dessa profissão.
É porque ser escritor dá trabalho.

You May Also Like

0 comentários