by - 13:51


POR QUE EU NUNCA LI CLÁSSICOS ANTES DA FACULDADE?
(E VOCE TAMBÉM NÃO)
Quando falamos de literatura, falamos de interesse, de identificação, de curiosidade. Pensa comigo: aos 15 anos de idade, se você não foi influenciado de alguma forma pela família ou amigos ou internet a embarcar no universo dos livros, como, COMO, adolescentes em plena fase de mudanças conseguirão se interessar em um Clássico com linguagem rebuscada de muitos anos atrás? Eu sempre achei isso muito estranho.
No curso de Letras é discutido várias vezes métodos novos para proporcionar interesse a possíveis leitores. Um ponto que é muito criticado no nosso meio é justamente esse. Não faz sentido ser impulsionado a ler um clássico DE UMA VEZ, sem antes passar por qualquer outro livro que gere identificação. É necessário antes criar um gosto para depois inserir a dificuldade. Tudo na nossa vida é feito por fases e não é diferente com a leitura.
Por exemplo, é muito estranho um aluno no fundamental aprender mais sobre gramatica do que literatura. Sem nem tocar em um livro antes do Ensino Médio é tido quase como obrigação a leitura dos necessários, os ditos clássicos.
Se você gosta de romance, leia romance. Se gosta de suspense, leia. Terror? Aproveite. Se fizéssemos isso antes, se lêssemos o que realmente queríamos ler (ou que não sabíamos que queríamos, mas que gostássemos disso) seria mais fácil depois para entender um clássico.
Afinal, não tem sentido chegar no final da estrada sem antes percorrer todo o caminho.

You May Also Like

0 comentários